Super Campeões


Captain Tsubasa (em japonês: キャプテン翼 Kyaputen Tsubasa) é uma série popular de anime e mangá originalmente criada por Yoichi Takahashi em 1981. Foi exportada e bem recebida na América do Sul, Europa e Oriente Médio. A série é conhecida como Super Campeões no Brasil e Portugal e ainda como Capitão Falcão (1ª exibição) Campeões: Oliver e Benji em Portugal.
Captain Tsubasa é baseado no futebol. Como a série serviria para promover o



 esporte no Japão, Captain Tsubasa foi apoiada pela Associação Japonesa de Futebol durante o desenvolvimento da série. Realmente a série ficou famosa no país e ajudou muito para o moral da Seleção Japonesa, que na época estava desiludida com o futebol.

No Japão a série Road to 2002 passou na TV Tokyo em 2001/2002. Já no Brasil a série Captain Tsubasa J foi transmitida antigamente na extinta emissora Rede Manchete e posteriormente, Road to 2002 foi exibida pela RedeTV!. Em 2003 foram lançados 2 DVDs relançados em 2006. Alternadamente também costuma passar no Cartoon Network. Em Portugal, a série Captain Tsubasa J passou no Canal Panda, com dublagem em espanhol, no ano de 2002. Foram depois exibidas na SIC, em 2004, a série Captain Tsubasa Original e Road to 2002. Atualmente (2006), as séries Captain Tsubasa Original e Road to 2002 estão a ser transmitidas pelo Canal Panda. Atualmente está em reexibição na RTP 2. O foco da história está nas aventuras da seleção japonesa de futebol e seu capitão, Oliver Tsubasa. A série é caracterizada por movimentos de futebol dinâmicos contidos em ações fantasiosas. A série também trata do relacionamento de Tsubasa com seus amigos, rivalidade com seus oponentes, treinamentos, competições, e o andamento das partidas.

Personagens

Na série, cada time conta com alguns "personagens destaque". Todos possuem técnicas especiais de chute, passe ou até defesa, e a maioria deles até se baseiam em futebolistas reais.

Tsubasa Ozora: Personagem principal. É bastante amigável, determinado, e por mais estranho que pareca, é humilde e orgulhoso ao mesmo tempo. O seu objetivo é ser o melhor jogador do mundo. Seu nome é Oliver Tsubasa na versão brasileira e portuguesa. Ele tem o chute de trivela que faz muito bem, foi o último chute que Roberto ensinou a ele antes de voltar ao Brasil.



Tarô Misaki: Ele faz a primeira e princípal dupla de Oliver chamada de "Golden Combi" e juntos fazem ótimos ataques. Costuma mudar de time várias vezes por causa do pai que é viajante. Seu nome é Carlos na versão brasileira (Toby, na versão portuguesa).



Kojiro Hyuga: É o jogador que acredita que só pode vencer usando a força bruta no futebol. Sua técnica é o que chama de futebol de ataque. Apesar de agressivo no jogo e um pouco impaciente, é uma boa pessoa. Possivelmente devido a erros de dublagem (consatante motivo de queixa entre os fãs da série), Hyuga é chamado de "Huega" na versão brasileira (Mark Landers, na versão portuguesa).


Genzo Wakabayashi: Um dos melhores goleiros. Era muito orgulhoso, mas aos poucos vai perdendo-o e se tornando um grande amigo e aliado de Tsubasa. Seu nome na versão brasileira é Benji (Benji Price, na versão portuguesa).





Ken Wakashimazu: Outro grande goleiro que defende com golpes de karatê. Torna-se grande amigo de Shingo Aoi (Ed Warner, na versão portuguesa).




Shingo Aoi: Recente na seleção japonesa. É uma pessoa amigável, mas teve um duro começo como jogador profissional.



Teo Nakanishi: Um guarda-redes gigantesco que se condidera melhor que Benji Prize. Ele é tão grande que consegue defender remates do Oliver sem mexer o corpo. Joga no Nakano FC.


Kazuo et Masao Tachibana:  Dois irmãos gémeos que jogam na equipa do Hanawa. Na sua equipa, eles dois são os únicos a atacar, sendo o resto da equipa responsável pela defesa. Caracterizam-se por marcar golos com acrobacias invulneráveis, como a Catapulta Infernal ou o Remate Triângular.





Jun Misugui: Era capitão do Musashi, jogou na semifinal do campeonato Juvenil contra o time de Oliver, tinha um problema cardíaco e não podia jogar mais de 15 minutos por partida, mas fez questão de jogar contra Tsubasa, mesmo sabendo que podia ser seu ultimo jogo.



Ryu Ishizaki: Foi amigo de Tsubasa no Nankatsu, sendo ele o capitão do time, em uma partida de eliminatória para o campenato Nacional ele machucou o goleiro Benji, mas o time conseguiu chegar a final e com Benji recuperado, venceram. Tinha uma técnica chamada de Gammen Block, quando ele defendia a bola com a cara.




Eru Shido Pierre: Era o capitão da seleção Francesa no mundial Júnior, era conhecido como Princípe pelas suas fãs, foi eliminado pelo Japão nas semifinais da Copa.




Lui Napóleon: Era um atacante muito agressivo, jogava na seleção francesa e fez o pênalti que deu a classificação do Japão para a final. Usa a tecnica Cannon Shoot, a bola não pega nenhum efeito mas vai muito forte, muito difícil de pegar.

Carlos Santana: Jogou pela primera vez contra Tsubasa na final do campeonato brasileiro, onde Tsubasa venceu com o São Paulo FC o Palmeiras equipe de Santana por 3-2. Santana foi abandonado por seus pais em um campo de futebol. No World Youth (Mundial Juvenil) acaba como goleador absoluto, chegando a marcar 3 gols em todos os jogos menos na final onde só consegue marcar um gol contra o imponente Benji.



Gino Hernandez: É goleiro titular e capitão da seleção italiana.No sub-16, Perde para o Japão, com um gol combinado de Tsubasa e Misaki, e outro de um Neo Tiger Shoot de Kojiro, que lhe machuca a mão.




Yuzo Morisaki: O Goleiro do Nankatsu na ausência de Genzo na primera parte, e logo em toda a segunda parte. Joga nas partidas de preparação do sub-16 e nas eliminatórias do sub-19. De vez em quando ele se sai um Genzo escondido e faz boas defesas como contra a Tailandia e quando detém o "Kamisori Shoot" de Makoto Soda. É conhecido como "Super Ganbari Goal Keeper".


Willien: Meio Craque e líder da Juventus e da seleção Holandesa, brigou com Hyuga no primeiro treino de Hyuga no Juventus, principal rival de Hyuga, mas também o jogador que mais ajudou Hyuga nas suas tentativas de gol.

Kira: Foi treinador do Meiwa, e foi ele quem ensinou Kojiro a ter o Futebol de Ataque. Hyuga sempre ia ao encontro do treinador Kira quando precisava melhorar. Ele jogava na seleção da Irlanda antes de virar treinador.


Nomes Genéricos


  Muitos nomes genéricos apareceram na série por não ter direitos autorais, ou simplesmente por serem inspirados ou baseados em pessoas reais. Sendo alguns deles:

Times:



  • Piemonte: Juventus 



  • Catalunha: Barcelona   


  • Brancos: São Paulo    




  • Domingo: Palmeiras   
    Bernabeu: Real Madrid   Reggiana: Reggina    
    Grunwald: Hamburgo    

  • Rotburgo: Bayern de Munique    








  • La Mancha: Tarazona    
    Lombardia: Inter de Milão  
    Emilia: Parma    
    Calabria: Crotone




    Diferenças entre o anime e o manga



    Assim como acontece em outras séries de animangás, existem muitas diferenças entre o manga e o anime em todas as fases de Captain Tsubasa. Muitas delas chegam a confundir cabeça de muitos fãs, justamente por se tratar de uma história de futebol, portanto, sem um enredo muito fixo. Existem 3 séries de anime (Captain Tsubasa, Captain Tsubasa J, e Captain Tsubasa Road to 2002) e nenhuma tem relação entre si e tanto que cada uma conta o início da história de Tsubasa de um jeito diferente.
    A série Captain Tsubasa J se trata de um remake da fase do primário e do início da fase World Youth. Ele termina quando o Japão se classifica para a Copa Asiática e depois que os jogadores conseguem vencer os Sete Verdadeiros. Mas a Copa da Ásia e o Mundial sub-19, que são consideradas pela maioria dos fãs como a melhor parte da fase, ficou fora do anime.
    Captain Tsubasa Road to 2002, a nova versão do anime, também não segue muito a história original. Tudo é contado de uma maneira diferente. No anime por exemplo, foi criado um jogo amistoso contra os Países Baixos que não existe no manga. As equipes São Paulo, Palmeiras, Barcelona etc. foram renomeados para nomes fictícios como "Brancos", "Domingos", e "Catalunha" (respectivamente). O anime também criou a Copa do mundo entre Brasil e Japão no final da história, já no mangá Tsubasa só vai para Barcelona depois desta Copa (que acontece no Captain Tsubasa J do mangá).






    Comente :)

    Gizaa Veiga [by gizaa]