Beyblade

                                                                                         Beyblade (no original: 爆転シュート ベイブレード, Bakuten Shūto Beiburedo) é um manga e anime baseado em um brinquedo de mesmo nome semelhante a um pião. A história é sobre um grupo de garotos que lutam com suas Beyblades fortemente energizadas, dominadas por Feras-Bit (que são espíritos de criaturas místicas e poderosas) sagradas.



O anime Beyblade é licenciado pela Nelvana na América do Norte, onde sofreu várias modificações, como nos nomes e falas dos personagens,na trilha sonora e também alguns cortes e personagens inventados, que só aparecem pela voz (Dizzi, AJ Topper e Brad Best). O manga de Beyblade é publicado em Inglês na América do Norte pela VIZ Media, mantendo seu formato original da direita para a esquerda, porém os nomes foram trocados para serem ligados para a versão em inglês do anime. Em Singapura, é publicado em inglês pela Chuang YI. No Brasil, está entre a lista dos prováveis próximos lançamentos da JBC mangas. Em Portugal, ainda nada se sabe.



História


O programa gira em torno de lutas entre equipes de Beyblade. A equipe principal, os Blade Breakers, é composta por Tyson Granger (ou Takao Kinomiya, no original), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny/Chief (Manabu Saien/Kyouju) que lutam contra outras equipes para serem os a campeões mundiais. Beyblade tem um total de 3 séries, muito semelhantes entre si na história, a série 1 com 51 episódios, e as demais (V-Force e G-Revolution) com 52 episódios, além de Beyblade Metal Fusion que é uma série separada das outras e estreiou recentemente no Canadá.



Beyblade

A primeira série foi bem diferente das outras no estilo. As beyblades eram desenhadas no estilo anime. Pareciam ser muito pesadas e aparentavam apenas uma única cor, além da cor negra do disco de peso. Eles não se moviam muito, nem eram rápidos para bater uma na outra, embora fossem rápidas para ir de um lado ao outro na cuia. As Feras-Bit também tinham apenas uma cor,tanto no brilho quanto no corpo, e foram desenhadas de um modo meio "turvo". E os personagens causavam certa estranheza pois eram grandes para a maturidade deles. A série marca a estreia dos personagens principais e suas primeiras tentativas de tornarem-se campeões. Passando pelo Japão, China, Estados Unidos, Europa e Rússia, os Bladebreakers, formados por Tyson, Kai, Ray, Max e Kenny (que não luta, ajuda tecnicamente) vão ganhando posições no torneio mundial, vencendo equipes como White Tigers, All Starz, Majestycs e Demolition Boys. Os Demolition Boys, a última equipe que os Bladebreakers enfrentam, representam uma ameaça, pois, liderados por Bóris, antigo treinador de Kai, e Voltaire, seu avô, planejam dominar o mundo. Eles levam crianças para sua abadia em Moscovo, e lá fazem uma lavagem cerebral, para fazê-las acreditarem que a vitória é tudo e a derrota é sinónimo de humilhação máxima.


Beyblade V-Force

A temporada estréia o novo estilo de desenho no anime. As beyblades são desenhadas em 3D, e agora seus movimentos são mais convincentes e realistas, além de ágeis. Apesar disso, as beyblades não são mais velozes para atravessar a cuia. O sistema Magtran e uma nova protagonista, Hillary, que não luta, mas ajuda a equipe torcendo e treinando-os também são apresentados. Basicamente, os Bladebreakers lutam contra duas coisas. A organização Psykick, que quer roubar as feras-bit deles, no final, o grande chefe da organização, Zagart, revela que as queria por que só o poder delas poderia fazer Zeo, o seu filho-robô baseado no verdadeiro que morreu num acidente, virar um ser humano. A outra ameaça são os Santos Escudos. No inicio, eles apenas desafiam-nos e mostram o quanto são fortes, mas depois revelam que também querem capturar as suas feras-bit para lacrá-las numa rocha e impedir assim que o poder delas seja usado para o mal.

Beyblade G-Revolution

Um novo campeonato está iminente, mas dessa vez os Bladebreakers separam-se e cada um tenta conseguir o título sozinho. Agora, o torneio estréia uma nova maneira de lutar, as equipas devem escolher dois ou três lutadores titulares e um de reserva. Dois protagonistas são adicionados: Daichi e Hiro (Hitoshi, no original), também conhecido por Shippu no Jin (Jin Vendaval na versão brasileira e Jin de Gales, na portuguesa). A série mostra dois novos sistemas: Engine Gear e Hard Metal System. No final, os melhores lutadores da BEGA (Beyblade Enterteinment Global Association), uma organização que surgiu no lugar da ALB lutam contra Tyson e seus amigos para decidir quem dominará o mundo do beyblade.

Beyblade Metal Fusion

Ginga é um garoto, que junto de seu grupo de amigos luta contra a maléfica organização Nebulosa Negra. No decorrer da história os amigos se tornarão inimigos e os inimigos, aliados. Beyblade Metal Fusion foi lançado em 2008 no Japão. Mas tarde, em 5 de Abril de 2009, foi lançado nos Estados Unidos e Canadá. Em Portugal estreia em Outubro de 2010 no canal de cabo Panda Biggs. Já no Brasil, a previsão é de que chegue em2011.

Personagens

Tyson Granger, no original japonês, Takao Kinomiya (em japonês: 木ノ宮タカオ Kinomiya Takao) é o protagonista central da série de anime e mangá Beyblade, assim como o primeiro fazer sua aparição, no primeiro capítulo do mangá e no primeiro episódio do anime.Tyson é um garoto com uma grande determinação que não tem medo de dizer tudo o que sente e pensa, o que geralmente o coloca em vários problemas. Ele também é muito emotivo, e sempre se preocura com o bem estar dos seus amigos, o que o leva a raiva quando um deles está prejudicado. Além de tudo, Tyson é um líder nato, em virtude de sua "personalidade sedutora" e sua grande auto-confiança. Nenhuma situação é tão arriscada para ele, que sempre as enfrenta com toda a sua coragem. Em vários casos, ele depende nada mais nada menos do que pura sorte. Seu estilo de luta é agressivo e ofensivo, colocando o ataque antes da defesa, agindo antes de pensar e improvisando nos momentos críticos.

Desde o início da série, Tyson demonstra ser muito extrovertido, animado e sincero, embora sofra alguns ataques emocionais, em geral, uma "sobrecarga" da sua confiança. Ele é conhecido pelo seu senso de humor, que se destaca na primeira temporada onde ele constantemente faz graça com os outros personagens. Contudo, seu humor aos poucos diminui, tornando-o um personagem introvertido e mais sério à respeito de ser o campeão mundial de Beyblade. A partir de V-Force, ele se torna famoso por todo o mundo e vários de seus fãs o desafiam para lutar. Muitos desses fãs são de sua escola, onde sua popularidade confronta a de Hilary, a presidente de sua classe, além de atrapalhar os professores. Seu amigo mais chegado é Kenny, mas ele também desenvolve uma relação rivalisada com Kai. Fora do assunto Beyblade, ele tem uma certa dificuldade para fazer amigos, devido à sua personalidade agressiva.





Kai Hiwatari (em japonês: 火渡カイ Hiwatari Kai) é um anti-heróico protagonista da série Beyblade. Ele fez sua primeira aparição durante o lançamento do primeiro volume do mangá no ano 2000 como um antagonista líder da equipe Blade Sharks.Diferentemente dos outros personagens, a personalidade de Kai muda radicalmente durante sua vida. Em sua infância, ele era feliz e simpático, mas após ser tomado por seu avô, ele é levado para a organização Biovolt, onde Boris Balkov é encarregado de fazer "lavagens cerebrais" nas crianças. Kai é passado por todos os processos de criação de "jogadores perfeitos", e se transforma em um garoto frio, arrogante, orgulhoso e insensível, importando-se somente com sigo mesmo. Contudo, parte de seus antigos sentimentos permaneceram escondidos em seu interior. A todo momento, ele aparenta saber o significado de amizade, mesmo depois de ter ficado tanto tempo sozinho.

Embora um tanto introvertido, Kai é de longe mais expressivo quando joga Beyblade, mostrando o quanto isso é importante em sua vida. No meio da primeira temporada, ele se conforma que seus parceiros o aceitam do jeito que ele é, e que juntos são uma equipe e que todos são seus amigos.



Raymond "Ray" Kon, no original Rei Kon (em japonês: 金李 Kon Rei), é um dos protagonistas da série Beyblade. Ray é conhecido por usar uma bandana e roupas típicas de seu país, além de ser caracterizado por um longo cabelo preto e seus olhos similares aos de um felino.Ray geralmente é mostrado como uma pessoa calma e de mente aberta. De fato, muitos comparativos podem ser feitos entre a sua personalidade e Yin e Yang, cujo símbolo é presente em sua bandana e suas roupas. As forças do Yin e Yang são geralmente descritos como "forças opostas mas complementares", e o mesmo pode se dizer sobre Ray. Ele pode ser calmo e controlado, mas também um concorrente feroz. Essas duas qualidades podem ser referidas como opostas, mas elas não são absolutas em suas diferenças, e o mesmo pode ser dito sobre Yin e Yang. Além disso, as forças do Yin e Yang são interdependentes, o que significa que não podem existir sem sua contraparte. Isso também pode ser comparado com a personalidade de Ray. Sua natureza inteira parece ser semelhante, em princípio, a este conceito metafísico.
Sua principal característica é seu amor pelos seus amigos, além de sua grande vontade de conhecer o mundo e se tornar um jogador mais habilidoso. Ele também possui um bom coração, demonstrando educação por todos à sua volta e respeito pelos mais velhos. Apesar de tudo, Ray consegue facilmente ignorar os pensamentos alheios quando tem certeza de que estão errados. Nos momentos mais difícies, é a sua afeição pelos amigos e por Driger que lhe dão forças para continuar uma batalha.


Max Tate, no original Max Mizuhara (em japonês: 水原 マックス Mizuhara Makkusu) é um dos protagonistas do animangá Beyblade. Max é um jovem feliz e de boa natureza, que sempre vê o lado bom das coisas, não importando a situação. Ele joga no estilo defensivo e acredita que a chave para a vitória está dentro do lutador e não na sua beyblade. Para ele, jogar beyblade é um negócio de família, já que sua mãe é cientista e treinadora da equipe All Starz (depois renomeada como All Starz PPB) e seu pai é vendedor de Beyblades.Ao ponto de vista de Max, a vida foi feita para se aproveitar ao máximo possível, e ele consegue ver tudo o que ela tem de bom. Seu otimismo é o que sempre lhe mantêm de pé por mais assustador que seja o momento. Desde pequeno, seu hobbie predileto é jogar Beyblade, pois ele cresceu com isso. Seu estilo de jogo se resume basicamente à sua grande defesa, atacando somente quando o inimigo estiver fraco ou com a guarda baixa. Sua ousadia, alegria e habilidades o tornam um dos personagens mais amigaveis e bem-sociaveis de toda a série. Ele também é muito brincalhão e adora assistir os momentos em que Tyson está em alguma confusão.
Na primeira temporada, Max tinha uma certa raiva de sua mãe, pois ela o subestimava e acreditava que não tinha poder suficiente para derrotar as suas TecnoFera-bits. Ele prova o contrário de tudo o que Judy dizia ao derrotar Trygle, a mais poderosa de suas TecnoFera-bits. No final da primeira temporada, ele se torna um dos campeões mundiais de Beyblade, apesar de que sua fama é menor que a de Tyson. Isso o leva a deixar o treinamento por um tempo, fazendo-o perder parte de suas habilidades, o que lhe custou muito na sua primeira batalha contra Mariam. No final de V-Force, ele e Tyson são eleitos os dois melhores jogadores de Beyblade do Japão.


Kenny (Manabu Saien "Professor" em japonês), também chamado de Chief (Kyouju, no original) é um personagem do anime e mangá Beyblade. Ele é o cérebro da equipe, quem cuida na manutenão, reparos e aprimoramento das Beyblades e também das estratégias (Que por muitas vezes são ignoradas por Tyson). Sua beyblade possui uma mola na base, para que possa pular, escapando de alguns dos ataques adversários, na primeira temporada ele a usa muito pouco, mas na terceira com uma nova versão da beyblade construída por ele, começa a participar mais ativamente das lutas da equipe usando também suas estratégias a seu favor e mesmo sem uma fera-bit.

Comente :)

Gizaa Veiga [by gizaa]