Curiosidades


   Oi, estou de volta para trazer para vocês algumas curiosidades que encontrei no blog Cultura Japonesa, o blog é muito legal vocês devem dar uma olhada.
Então vamos as curiosidades? 
Clique em leia mais.



Mizuhiki



Mizuhiki é uma tradicional arte japonesa que usa um cordão forte e fino, feito de papel washi. Os cordões coloridos se transformam em decoração para presentes e para cerimônias.
Sua história tem início no período Asuka, em 607 d.C., quando um representante japonês na China presenteou o imperador japonês com uma caixa de presentes que continha uma tampa com decoração vermelha e branca, confeccionada com fios. A decoração simbolizava “viagem segura”.
Essa caixa de presentes iniciou uma tradição no Japão. Quando um presente era oferecido à corte imperial japonesa, uma decoração com fios brancos e vermelhos era afixada na caixa. No período Heian, essa decoração passou a ser conhecida como Mizuhiki.



Temari

São bolas decorativas feitas com fios, que tiveram origem nos palácios japoneses, na época feudal, e até hoje concentram grande valor cultural do país.





Três Macacos Sábios 

Os macaquinhos, conhecidos como 'Três Macacos Sábios', ilustram a porta do Estábulo Sagrado, num templo do século 17 localizado localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão.Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são 'mizaru' (o que cobre os olhos), 'kikazaru' (o que tapa os ouvidos) e 'iwazaru' (o que tampa a boca), que na língua é traduzido como 'não ouça o mal', 'não fale o mal' e 'não veja o mal'. A palavra 'saru', em japonês, significa 'macaco' e tem o mesmo som da terminação verbal 'zaru'.
O folclore japonês diz que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês, no século 8.


Chocho (Borboleta)

No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal.





Ofurô

O ofurô é um rito sagrado no Japão, e sua origem se perde nas brumas do tempo, pois já era praticada pelos próprios samurais, há muitos séculos atrás. Esta terapia procura unir os benefícios das águas quentes aos efeitos salutares da própria banheira, mais funda e menos comprida que as fabricadas no Ocidente, possibilitando assim aos que nela mergulham encontrar uma posição fetal, o que desperta nas pessoas a mesma sensação que se tinha quando se estava no útero materno. Isto induz o ser humano a retroceder psiquicamente à sua etapa embrionária, levando-o a resgatar sentimentos de abrigo, amparo, aconchego, serenidade, paz, entre outros.


Furin

São os pequenos sinos decorativos que soam com o movimento do vento. São feitos de metal, bambu, cerâmica, ou porcelana e ficam suspensos nos galhos das árvores, beirais das casas ou sacadas dos edifícios.
Os sinos são feitos com uma estrutura na qual pode ser pendurado em fios um grande número de materiais, próximos o suficiente para que se entrechoquem quando a circulação do ar no local provocar movimento. Usados em diversas regiões do Oriente com o objetivo de afastar os “maus espíritos” ou trazer sorte, passaram a ser utilizados na música ocidental por sua sonoridde suave, indefinida e esporádica. Nesse caso são movimentados por meio de ligeiros toques de mão, imitando-se o que seria feito naturalmente pelos movimentos do ar. Os instrumentos são chamados de “sinos” acompanhado pelo nome do material usado, sendo os mais comuns os “sinos de bambu”, “sinos de metal”, sinos de vidro” e “sino de conchas”. São conhecidos como “wind bells”, “iron pipes”
A peça de papel pendurada sob o sino, na qual pode trazer a inscrição de um poema ou dizeres de proteção, ao ser soprada pelo vento provoca o tilintar dos sinos. É originário do Japão e serve para indicar a chegada do verão e chamar o vento. Também se acredita que o seu som atrai sorte e felicidade.

Parando por aqui, muito obrigado para quem leu tudo. E até o próxima postagem!
          

1 Recadinho

  1. Que legal as curiosidades, nao conhecia nenhum hahaha. Adorei a dos macacos.

    Trashy Splash

    ResponderExcluir

Gizaa Veiga [by gizaa]