Festival das Bonecas

Eu vi na semana passada um comercial da Globo falando sobre o Festival das Bonecas, então resolvi pesquisar e trazer para vocês, espero que vocês gostem. :)

Festival de Bonecas (雛祭り Hina matsuri), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. um festival que, diferente dos demais, não é celebrado ao ar livre, com fogos, danças ou desfiles, mas dentro de toda casa cuja família tenha uma ou mais filhas. 
Não é feriado Nacional, apenas um dia em que bonecas especiais, chamadas de Hina-ningyō (雛人形), são dispostas em plataformas em degraus recobertas por um pano vermelho, numa espécie de altar para pedir aos deuses que a(s) menina(s) cresça(m) forte(s) e feliz(es).O número de plataformas variam de 3 ou 7, dependendo da condição financeira da família.Já que muitas famílias no Japão moram em casas pequenas, eles escolhem versões com apenas o casal imperial, que dispensam as plataformas espaçosas.
Exceto que já exista um conjunto dessas bonecas para ser passado de geração a geração, pais ou avós têm de adquiri-las quando nasce uma filha na família, e a primeira  Hina Matsuri dela é chamada de Hatsu zekku (初節句 ou 初節供), que é Primeiro Festival Sazonal.



Agora como é feito o arranjo da plataforma

A primeira plataforma
Apresenta duas bonecas que representam o Imperador (お内裏さま, O-Dairi-sama e a Imperatriz (お雛さま, O-Hina-sama). (Dairi significa Palácio ImperialHina é menina ou princesa).Atrás deles há um biombo dourado representando o trono. Em extremidades opostas, duas lanternas brancas (bonbori) completam o patamar.
A segunda plataforma
O segundo degrau traz três damas da Corte (三人官女, San-nin kanjo): Nagae no choushi, que carrega sake e uma longa concha; Sanpou, que carrega sake, mas permanece sentada e as outras em pé; e Kuwae no choushi que também servem sake. Há também bandejas com bolinhos de arroz. 
A terceira plataforma
No terceiro degrau estão cinco músicos (五人囃し, Go-nin bayashi). Existem quatro instrumentistas: Taiko (pequeno tambor), Ookawa (grande tambor de mão),Kotsuzumi (tambor de mão) (tanto Ookawa quanto Kotsuzumi tocam os instrumentos em pé), Fue (flauta) e Utaikata (cantor que segura um sensu = leque). Eles fornecem a melodia para a celebração (uma canção homônima). 
A quarta plataforma
Ficam o Zuishin (dois ministros); o da direita é Udaijin e o da esquerda Sadaijin, que era considerado superior na antiga corte japonesa, pois quase sempre um ancião, famoso por sua sabedoria era escolhido para esta posição. Por isso,Sadaijin tem uma longa barba e parece ser mais velho do que Udaijin. 
A quinta plataforma
São colocados o Ukon no tachibana (laranjeira, sempre plantada à direita), Sakon no Sakura (cerejeira sempre plantada à esquerda) ou pessegueiro (substituída no Festival dos Pêssegos) e o Eji (três servos). Esses três bonecos são: Nakijogo (bebedor triste) geralmente um jovem, sentado no centro com os sapatos do obina. O segundo mais velho, Okorijogo (bebedor zangado) segura o guarda-chuva doobina. O mais velho Waraijogo (bebedor animado) segura um chapéu e um bastão com um disco redondo e coberto no topo. 
A sexta e sétima plataforma
Vários utensílios domésticos em miniatura representam o dote de casamento.Hishidai (literalmente, suporte (daí) em forma de diamante (hishi); uma pequena mesa, na qual bolinhos de arroz (hishimochi) em forma de diamante são ofertados); tansu (cômoda com gavetas); nagamochi (grande baú). Antigamente, faziam parte do enxoval da noiva. 



Bem galera espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje, amanhã trarei uma história nova que eu acho que vocês iram gostar, aguardo a presença de vocês amanhã. s2

Fonte de Pesquisa:
Imagens:

1 Recadinho

  1. Eles são cheios de rituais né?
    Mas é tudo muito lindo, adorei saber :)

    bjãoo

    ResponderExcluir

Gizaa Veiga [by gizaa]